Quando o assunto são tecidos nobres, o cashmere tem sua posição garantida nos primeiros lugares da lista.
Para se ter uma ideia do seu requinte, o cashmere, também conhecido como caxemira, nem é considerado uma lã, e sim um pelo de espessura ultra fina.
Mesmo a lã extraída de merino, considerada a mais fina que existe, parece grossa se comparada ao cashmere.
Incrível, não é mesmo?!
No artigo de hoje, o time HH separou algumas curiosidades sobre esse tecido tão famoso. Nas próximas linhas você confere como ele é feito e algumas inspirações para usá-lo da forma correta!
Como é feito o cashmere
O cashmere autêntico é produzido a partir do pelo da cabra Hircus, também conhecida como Cabra-da-Caxemira, que vive na região de Kashmir, no Himalaia.
Por conta do clima gelado da região, que alcança até -20ºC no inverno, esses animais criam uma camada que os garante um bom isolamento térmico nessa época do ano.
Na primavera, porém, essa camada se solta e é colhida manualmente pelos criadores da região.
O cashmere é colhido 1 vez ao ano e estima-se que cada cabra seja capaz de gerar entre 500g e 1,3kg do tecido.
PS: existe uma discordância sobre a crueldade animal na produção da caxemira. Algumas organizações afirmam que não deveríamos utilizar o tecido, pois o processo de sub tosa dos animais ocorreria enquanto eles ficam amarrados, o que causa estresse e pode até machucá-los.
Leia mais sobre isso aqui.
Por que o cashmere é tão valioso?
Se você já pesquisou os preços de roupas de cashmere, sabe que não se trata de um tecido barato.
O preço mais alto se justifica, basicamente, pela alta qualidade e escassez da matéria-prima — como já dissemos, o cashmere é colhido apenas 1x ao ano em uma região específica do planeta.
Se você quiser ter algumas peças de cashmere no guarda-roupas sem pagar um absurdo por isso, também é possível encontrar peças híbridas que misturam caxemira autêntica e outros tecidos… Certamente uma opção a ser considerada!
Como saber se meu cashemere é autêntico?
Basta extrair um fio da roupa e queimá-lo com um isqueiro. Como se trata de um pelo, ele deve ficar com a mesma aparência de um fio de cabelo queimado.
Como usar roupas de cashmere
Você é homem e quer dar uma diferenciada no estilo usando peças em cashmere?
Então confira algumas inspirações para usar esse clássico do mundo da moda:
Mantenha-se forte,
Equipe Hora Homem
Leave a Reply