Aprender como ganhar massa muscular rápido, ao contrário do que muitos homens pensam, não é nenhum bicho de sete cabeças. Afinal, quantos caras você já não viu por aí terem uma transformação incrível em um intervalo de poucos meses?
Quando a ficha cai e você começa a seguir os fundamentos do ganho de massa muscular, ninguém segura. Mas, atenção: estamos dizendo que será simples, não que será fácil.
Afinal, todo mundo já sabe o que fazer, mas poucos realmente fazem. Em que time você está?
Como ganhar massa muscular rápido? Pisando no acelerador
Se você tomou a decisão de melhorar o seu corpo nos próximos meses, parabéns! Em algumas semanas você já estará notando as diferenças e sofrerá uma metamorfose física e mental.
Afinal, um corpo bonito e saudável impacta diretamente em nossa autoestima, autoconfiança, senso de merecimento etc.
Agora pegue papel e caneta e anote os 5 princípios abaixo, eles serão a sua bíblia no processo de ganho de massa muscular!
#1 – Cutting/Bulking
Um erro muito comum cometido no momento de ganhar músculos é achar que você pode conquistar massa e perder gordura de uma vez só.
Na verdade, esse é um erro que faz muitos homens passarem anos na academia sem notarem os resultados desejados.
Se você quer colocar um shape que nunca teve, precisa fazer algo que nunca fez, e isso talvez seja focar apenas em ganho de massa muscular.
É para isso que existem os períodos de bulking e cutting, usados por praticamente todo marombeiro.
Basicamente, o bulking é o processo no qual você não vai se importar tanto com o aspecto do corpo… O foco é ingerir calorias e treinar pesado, dando energia e suporte para o corpo produzir fibras musculares de forma acelerada.
Já o cutting é feito após o bulking e é quando você deve limpar a alimentação, com o objetivo de secar.
O ideal seria você fazer isso com o acompanhamento de um nutricionista, mas, caso esteja sem tempo ou sem dinheiro, existe muito material legal sobre bulking e cutting na internet.
#2 – Bata a meta de proteína todos os dias
Para aprender como ganhar massa muscular rápido, entender a criação de músculos pelo corpo é fundamental.
Tudo começa com um treino intenso, quando você faz exercícios que vão romper as micro fibras musculares e fazer com que o corpo crie mais fibras ali, aumentando o volume muscular.
O mais legal disso é que as proteínas têm um papel fundamental na recuperação muscular. Se você treina pesado e não faz uma dieta suficientemente proteica, está deixando uma boa parte dos resultados na mesa.
Seu corpo até está disposto a construir fibras, mas você não está fornecendo a matéria-prima necessária para que ele faça isso.
Geralmente, uma dieta suficientemente proteica inclui 2g de proteína por quilo corporal. Então, se você é um homem de 75 quilos, deveria estar ingerindo pelo menos 150g de proteínas todos os dias, por exemplo.
Alguns alimentos ricos em proteína são: peito de frango, ovo, peixe, carne vermelha, soja, peixes, amêndoas etc.
Leia mais: “Degradê Masculino: 21 ideias para se inspirar”
#3 – O corpo só cresce se houver necessidade
Você já parou para pensar que o seu corpo joga contra quase todos os seus objetivos?
Você quer ganhar dinheiro e para isso precisa trabalhar focado… Seu corpo sente preguiça.
Você quer ganhar massa muscular e para isso precisa treinar… Seu corpo quer ficar em repouso.
Você quer emagrecer… Seu corpo quer comer um doce.
Tudo isso acontece porque o nosso corpo, assim como o de qualquer animal, está programado para 2 únicas finalidades: SOBREVIVER e REPRODUZIR.
Quando você quer trabalhar mais ou treinar mais pesado, o cérebro entende isso como um desperdício burro de recursos energéticos. Ele apenas foca em sobreviver e, para isso, precisa estocar energia para casos em que você precise fugir ou lutar pela vida, por exemplo.
O que estamos tentando te contar aqui é que o seu cérebro, na verdade, não é bem um aliado. Se você quiser negociar com ele, precisará ser duro e inflexível.
A única forma de ganhar massa muscular de forma acelerada é mostrando para o corpo que ele precisa ficar maior. A ideia é estar sempre melhorando 3 pilares:
- Aumento de cargas
- Melhora na execução
- Aumento do número de repetições
O corpo precisa se sentir obrigado a estar mais forte no próximo treino.
Leia mais: Os 25 melhores perfumes masculinos de todos os tempos
#4 – O segredo está em uma boa noite de sono
Você já ouviu falar que a recuperação muscular acontece durante suas horas de sono? Essa é a pura verdade!
Além de restaurar suas energias e balancear vários hormônios importantes, o descanso é fundamental para a regeneração celular.
Se você quer mesmo ganhar músculos rapidamente, que tal trocar 1h rolando o feed por 1h extra de sono?
Está com a rotina apertada e tem dormido menos de 6-8h por noite? Dá para amenizar o prejuízo com suplementos como a melatonina, que melhora a qualidade do sono.
Confira mais dicas sobre como ter um sono anabólico.
#5 – Consistência, consistência, consistência
Desafiamos você a ficar 3 meses treinando intensamente e comendo direito sem notar uma mudança espetacular em seu shape.
É incrível como muitos homens já sabem exatamente de tudo o que falamos aqui, mas ainda não aplicam nem 10% dos conceitos em seu dia a dia. Quando aplicam, o plano não costuma durar mais de 1 semana.
Sentimos ter que dizer isso, mas, se você quer resultados diferentes da maioria, precisa ter uma coisinha que a maioria não tem: disciplina.
Em muitos dias estará chovendo, você estará com sono, seu chefe estará de mau humor, você estará estressado… Mesmo assim, mantenha todos esses 5 princípios funcionando e você chegará aonde precisa. Ponto.
Sempre que estiver emocionalmente fraco e sem vontade, algumas coisas que pode fazer é:
- Ver um vídeo motivacional de musculação na internet
- Tomar cafeína
- Lembrar do seu objetivo
E lembre-se: faltar um dia no treino ou furar um dia de dieta não vai fazer com que você saia do caminho ou tenha seus objetivos comprometidos. Isso só vira um problema quando o primeiro furo motiva o segundo, que motiva o terceiro e assim por diante.
Mantenha-se forte,
Equipe Hora Homem
Leave a Reply