Se você quer saber como tocar violão, acredite: eu tenho várias dicas pra te contar que, se forem seguidas, vão acelerar muito o seu progresso nesse instrumento.
Quando eu tinha uns 15 anos de idade, lembro de ter um amigo, o Giba, que tocava violão muito bem… Sabe aquele cara que em todo churrasco leva o violão e consegue puxar um monte de música de cabeça?!
Ele era esse cara!
Um dia, cheio de vontade de aprender a fazer aquilo, eu perguntei ao Giba quantos anos de aula de violão ele precisou fazer para tocar tão bem.
E, meu amigo, que surpresa foi a minha quando ele me disse, rindo, que nunca tinha feito aulas de violão na vida… Na verdade, tinha aprendido tudo do zero na internet.
Além disso, me falou que, se eu quisesse mesmo saber como tocar violão, precisaria seguir 5 princípios simples…
Fazendo isso, ele me garantiu que eu tocaria minha primeira música em menos de 24 horas.
Meio desconfiado, eu anotei tudo o que ele falou e pedi o violão de um tio emprestado.
No outro dia à tarde estava eu, trancado no quarto, tocando violão pela primeira vez. A primeira música a gente nunca esquece: Que País é Esse, do Legião Urbana!
Como tocar violão pela primeira vez? Os 5 princípios do Giba
Bom, chega de falar sobre mim! Resolvi escrever o artigo de hoje como uma forma de eternizar os 5 princípios que o Giba me passou e que também podem te fazer aprender violão super rápido.
Bora conferir?
#1 – Comece por cifras super simples
Se você quer saber como tocar violão rápido, uma das primeiras coisas é entender que nem todas as cifras são para principiantes.
No começo, o ideal é você focar em uma só música que tenha três características:
- Poucos acordes
- Acordes simples de montar e decorar
- Ritmo simples
Exatamente o caso da música “Que País é Esse”, que comentei ali em cima. Ela tem 3 acordes e até um solinho no início que é bem fácil de fazer…
Outras músicas fáceis de tocar no violão que consigo me lembrar são:
- Pura emoção – Chitãozinho e Xororó
- Flores – Titãs
- Metamorfose Ambulante – Raul Seixas
- Smells Like Teen Spirit – Nirvana
O ideal é que você escolha apenas uma música e foque 100% da sua energia nela. De preferência, vá aprendendo com uma videoaula online (indico as disponíveis no canal do Cifraclub no Youtube).
#2 – Faça exercícios para soltar os dedos
Outra coisa bastante importante que o Giba frisou foram os exercícios para soltar os dedos no violão.
Conforme os dias de prática de violão vão passando, seus dedos vão se acostumando com os movimentos nas cordas… Mas no início não é assim.
E não adianta você querer pegar um violão e já começar a tocar a música que escolheu no passo 1… Para acelerar esse processo de aprendizado, é preciso fazer uma espécie de aquecimento pra ir “destravando” os dedos e se acostumando com aquele objeto totalmente novo que está em suas mãos.
Basicamente, ele me aconselhou a fazer dois tipos de exercícios:
- Primeiro, usando apenas a mão direita (pra quem é destro), ficar dedilhando as cordas 1, 4, 5 e 6… Indo e voltando. Isso ajuda a dar ritmo à mão que vai dedilhar, além de você já conseguir uma melodia bastante famosa, que é a da Ave Maria (e também é a mesma do início de Nothing Else Matters, do Metallica);
- Depois de fazer isso por uns 2 minutos, vamos focar na mão esquerda, que é a que vai estar segurando o braço. O exercício que o Giba me recomendou foi ficar tocando corda por corda, subindo as escalas. Clique aqui e confira um vídeo com um professor ensinando esse exercício.
#3 – Comece devagar e vá acelerando
A terceira dica sobre como tocar violão que o Giba me deu é um princípio que eu trago comigo até hoje… Não só na música, mas também na vida profissional.
Basicamente, ele falou pra, no começo, eu não tentar tocar a música na velocidade real dela.
A ideia é meio que tocar em câmera lenta, dando tempo das duas mãos se acostumarem com os movimentos e trocas de acordes, entende?
Cara, você não faz ideia de como tocar violão fica 10x mais fácil quando você começa lento, treinando os movimentos, pra só depois acelerar.
A mesma lógica serve, por exemplo, pra alguém que quer aprender inglês… Se ele não entende nada do idioma e for ouvir um podcast com falantes nativos em velocidade real, provavelmente não vai entender nada.
Porém, quando você traz a velocidade para 0.5, começa a entender melhor as palavras, o sentido das frases etc.
Com o tempo, você vai pra 0.7, 0.9 e, finalmente, consegue ouvir em velocidade normal.
Na vida profissional, sempre lembro dessa dica quando estou começando a estudar um novo assunto ou mexer em um novo programa…
As novidades tendem a gerar muita confusão em nosso cérebro. Então é preciso começar lentamente e ir acelerando conforme você ganha prática.
Essa, com com certeza, é a forma mais rápida de se desenvolver!
#4 – O maior segredo é a prática diária
Repita comigo: nada substitui a prática diária!
Se você quer ser um bom escritor, escreva todos os dias.
Se você quer ser um bom jogador de futebol, jogue todos os dias.
Da mesma forma, se você quer ser bom tocando violão, toque todos os dias!
Mesmo naqueles dias mais corridos, procure sentar pelo menos por 20 minutos para tocar alguma coisa.
Ao fazer isso, você vai ganhando cada vez mais familiaridade com o instrumento e desbloqueando novas fases, como em um videogame.
#5 – Tenha um mentor
Por fim, o Giba me falou sobre a importância de ter um mentor nesse processo todo…
Esse “mentor”, segundo ele, poderia ser um professor convencional de violão, mas também poderia ser um professor do Cifraclub, por exemplo, ou um amigo, como ele.
Como eu não queria ser folgado, acabei fazendo uma busca na internet e, naquela época (2009, mais ou menos), o Cifraclub era o único site decente que oferecia boas aulas em vídeo e cifras simplificadas totalmente de graça.
Lembro de passar horas e horas trancado no quarto aprendendo novos acordes, solos, escalas…
Além disso, também fazia questão de participar de alguns fóruns de música pra tirar dúvidas e ter motivação sempre que eu achava que não estava evoluindo direito.
De lá pra cá, peguei gosto pela coisa e já paguei muitos professores presenciais e cursos online…
O importante é não parar de evoluir!
E aí, agora que você já aprendeu os 5 princípios do meu amigo Giba para evoluir rápido no violão, bora pra prática!
Quer ver você nos comentários, daqui a algumas horas, me contando que seguiu as dicas e já está arranhando sua primeira música no violão (:
Mantenha-se forte,
Equipe Hora Homem
Leave a Reply