Fitness
endomorfo

Ectomorfo, endomorfo ou mesomorfo: descubra seu biotipo em 1 minuto

É cada vez mais comum ouvirmos falar sobre os biotipos físicos, separados em ectomorfo, endomorfo e mesomorfo. Basicamente, eles servem para classificar o nosso físico e mostrar quais são os pontos fracos e fortes a serem explorados.

Todo mundo tem aquele amigo que ganha músculos só de passar na frente de uma academia, certo? Assim como todo mundo também conhece aquele famoso “magro de ruim”, que come de tudo e não consegue ganhar peso.

A explicação desses fenômenos foi desvendada pelo fisiologista William Sheldon, em 1940, quando agrupou as características físicas herdadas geneticamente e percebeu que o físico humano seguia sempre uma das seguintes linhas:

– Ectomorfo: estrutura magra, tem dificuldade para ganhar gordura e massa muscular.

– Mesomorfo: estrutura equilibrada, cintura mais fina em relação aos ombros, ganho controlado de gordura e massa muscular.

– Endomorfo: estrutura mais robusta, cintura larga, alta capacidade de ganhar gordura ou massa muscular.

Se você gosta de cuidar do seu corpo e quer fazer mudanças nele, como ganhar gordura ou perder peso, é importantíssimo conhecer o seu biotipo corporal.

Conforme vamos mostrar abaixo, cada biotipo responde melhor a um determinado tipo de dieta e treino.

Antes de explorar mais sobre isso, vamos te mostrar um exercício simples para descobrir se você é ectomorfo, endomorfo ou mesomorfo.

Ectomorfo, endomorfo ou mesomorfo: exercício para identificar seu biotipo

“Como saber se sou ectomorfo, endomorfo ou mesomorfo?” Bom, a partir das características que viu até aqui, você provavelmente já tem um chute…

Mesmo assim, existe um teste rápido e muito simples para checar o seu biotipo físico: é o teste do pulso!

Pegue o dedo médio de uma das mãos junto com o dedo polegar e dê a volta em seu pulso. A distância entre os dedos vai mostrar qual o seu biotipo, conforme a imagem abaixo:

Agora que você já sabe se é um ectomorfo, endomorfo ou mesomorfo, chegou a hora de descobrir as características predominantes em seu físico e como você pode explorar esse biotipo para extrair os melhores resultados dele!

Leia mais: “Thomas Shelby: 7 lições para aprender com ele”

Ectomorfo: treino, dieta e características

Um ectomorfo tradicional é o cara magro, ombros estreitos, estilo maratonista. Mas não se engane: é completamente possível “superar” essa herança genética e colocar um shape legal…

Só para você ter uma ideia, homens como Felipe Franco, Cristiano Ronaldo e Júlio Balestrin são ectomorfos.

A primeira dica é preservar sua energia: por ser um cara agitado, o ectomorfo está sempre se movimentando e querendo praticar exercícios físicos. Foque mais na musculação e deixe o aeróbico um pouco de lado, já que atividades como a corrida vão dificultar ainda mais a sua luta contra o metabolismo acelerado.

No mais, treine pesado, coma muito (procure bater suas metas diárias de proteínas, carboidratos e gorduras) e, se possível, tire um cochilo à tarde, para acelerar a recuperação muscular.

Mesomorfo: treino, dieta e características

Costumamos dizer que os mesomorfos foram abençoados pela genética: eles têm um ganho controlado de gordura e massa muscular e não precisam de tanto esforço para colocar um shape legal.

O biotipo do mesomorfo se dá muito bem com os carboidratos, macronutrientes que costumam deixar o seu shape mais cheio e definido — isso, claro, se você estiver treinando forte.

No mais, é só não treinar errado ou comer mal e o seu shape fatalmente vai evoluir rápido.

Endomorfo: treino, dieta e características

O endomorfo está na ponta oposta do ectomorfo: ele ganha massa muscular com muita facilidade, mas, ao mesmo tempo, também apresenta muita facilidade para acumular gordura.

Esse biotipo é robusto e apresenta ombros largos, ossos grandes e, se você não se cuidar, a barriga também vai acabar aparecendo.

Uma dica legal de dieta para endomorfos é comer mais vezes ao dia, para mostrar ao seu organismo que ele pode liberar o excesso de gordura (quando você deixa um intervalo muito grande entre uma refeição e outra, seu corpo entende que está difícil conseguir recursos, então ele faz um estoque de gordura para uma necessidade futura).

Também é importante caprichar na qualidade dos alimentos, batendo seus níveis diários de proteína e gordura e tomando um pouco de cuidado com os carboidratos.

Para aproveitar o seu grande potencial de ganho de massa muscular, treine pesado e várias vezes por semana. Exercícios aeróbicos são muito bem-vindos!

endomorfo ectomorfo mesomorfo

Agora que você já descobriu seu biotipo e os princípios por trás dele, é hora de levantar do sofá e ir para a rua construir a sua melhor versão.

Lembre-se que nem todos nós somos 100% um determinado biotipo, você pode ter uma mescla de características, mesmo que algum desses 3 físicos seja o predominante.

Além disso, conforme mostramos, todos os biotipos possuem pontos fortes e fracos. Não brigue contra a natureza, use os limões que a vida te deu e faça a sua limonada!

Mantenha-se forte,

Equipe Hora Homem

Share this Story
testerodrigo
Load More Related Articles
Load More By Mariano Estrada
Load More In Fitness

Facebook Comments

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Check Also

Treino de peito: os 7 exercícios mais completos segundo especialistas

Um peitoral desenvolvido não apenas acrescenta um visual ...