Você com certeza já deve ter passado por alguma situação na vida onde lidou tão bem com o assunto que aquilo o fez pensar: “Nossa, eu teria me desesperado muito mais com isso se fosse há 1 ano atrás”.
Se ainda não aconteceu, vai acontecer. Seja na hora de enfrentar um término de namoro, uma doença ou uma demissão, a maturidade pode trazer muita sabedoria para que você não entre em pânico e encare a situação da melhor maneira possível.
E mesmo que você não esteja enfrentando nenhuma crise nesse momento, se tornar um homem maduro é fundamental para se desenvolver mais rápido e aprender logo como assumir os B.Os da vida.
O que é um homem com maturidade?
Apesar de a maturidade não ser algo concreto e palpável, é impossível não notar quando estamos diante de uma pessoa madura.
Enquanto alguns homens de 40 anos parecem não ter evoluído nada desde o colegial, muitos jovens de 20 e poucos anos já começam a mostrar traços importantes de maturidade, tais como filtrar a opinião dos outros sobre si mesmos e lidar com as adversidades da vida de uma forma mais serena e equilibrada.
No Brasil, a lei entende que homens e mulheres são maduros a partir dos 18 anos, idade em que começam a responder criminalmente pelos próprios erros.
No entanto, já se sabe que maturidade nem sempre está ligada à idade, conforme comentamos acima. Além disso, de acordo com alguns estudos, o cérebro feminino passa por algumas transformações que faz as mulheres amadurecerem até 10 anos mais rápido que os homens.
Como se tornar alguém maduro?
Ganhar maturidade é um processo que acontece com o tempo. Você não aprende a ser um homem maduro nos livros, mas sim enfrentando a realidade nua e crua da vida.
O principal fator que acelera o ganho de maturidade é a exposição constante a novos desafios que te fazem crescer e enxergar a vida de outras maneiras.
Sair da casa dos pais, fazer trabalho voluntário, viajar, conhecer novas culturas, falar com diferentes tipos de pessoas, assumir a responsabilidade, ter filhos, bancar uma casa…
Está comprovado, por exemplo, que pessoas que sofrem grandes traumas na infância, como a perda dos pais, amadurecem mais rápido, porque são forçadas a isso.
Como escreveu o filósofo estoico Sêneca: “artificia docuit fames” (a sofisticação nasce da fome).
Já o que pode atrasar o ganho de maturidade é justamente ficar na zona de conforto sem topar novos desafios ou se abrir para o mundo.
20 Sinais de maturidade
#1 – Você sabe onde quer chegar
#2 – Você seleciona melhor quem está ao seu lado
#3 – Você valoriza o trabalho
#4 – Você é grato pelo que tem
#5 – Você perdoa com mais facilidade
#6 – Você é humilde e busca dominar o próprio ego
#7 – Você julga menos as pessoas…
#8 – …e liga menos para o julgamento delas sobre você
#9 – Você passa pouco tempo reclamando
#10 – Você entende que tem a vida que está merecendo ter
#11 – Você filtra tudo o que ouve
#12 – Você aceita melhor os próprios erros
#13 – Você lida melhor com a tomada de riscos calculados
#14 – Você pensa antes de agir
#15 – Você se afasta de pessoas tóxicas
#16 – Você conversa de forma mais clara e sem joguinhos
#17 – Você aprende a valorizar a própria companhia
#18 – Você paga as próprias contas…
#19 – …e não mora mais com os pais
#20 – Você tenta ver o mundo pela lente das outras pessoas
Enquanto isso, alguns sinais de imaturidade são:
Falta de educação: você lembra quando era criança e tinha sempre um valentão tentando ganhar tudo na base do medo? Pois é, tentar ganhar no grito ou na força é um sinal claro de que alguém ainda não saiu da infância.
Instabilidade emocional: pessoas imaturas não entendem os próprios sentimentos e acabam tomando péssimas decisões sempre que estão muito tristes, eufóricas ou com raiva.
Egoísmo (olha só o próprio umbigo): quem não sai do próprio castelo não aprende a olhar o mundo com os olhos dos outros e acha que a vida é uma guerra de “nós contra eles”.
Necessidade de autoafirmação: se você precisa estar sempre sendo elogiado e contando os seus feitos por aí, pode ter certeza que ainda não ganhou muita maturidade. Como a gente sabe disso? Esse é um dos pontos fracos dos imaturos! A necessidade de autoafirmação te faz refém das outras pessoas, já que você está sempre buscando feedbacks positivos e com medo das críticas/conflitos.
Perfeccionismo e idealização: você com certeza já conheceu aquele marmanjo ou marmanja de 30 anos que vive idealizando situações. “Um dia eu encontro a mulher da minha vida” ou “Assim que o mercado melhorar eu vou montar aquele negócio dos sonhos” são ideias comuns na cabeça de quem adora planejar o futuro sem nunca entrar em ação.
Mas que baita sessão de análise, hein? Se leu o texto com atenção, com certeza vai sair dele com várias sacadas a serem melhoradas em sua personalidade.
O que você pretende mudar a partir de hoje? Conta aí pra gente nos comentários!
Mantenha-se forte,
Equipe Hora Homem
Leave a Reply