Estilo
tipos de terno

Modelos de Terno: conheça os 3 tipos de corte mais usados

Entender sobre modelos de terno é bastante importante, principalmente se, assim como eu, você precisa utilizar esse traje em diversas ocasiões, como viagens, trabalho e fechamento de negócios.

Vamos falar a verdade? Nenhuma outra peça deixa um homem tão elegante e bonito como o terno. Se escolhido corretamente, o corte de terno traz não só garbo, mas toda uma simbologia de sofisticação, tornando-se um traje poderoso.

No post de hoje, quero te ajudar a entender melhor sobre quais são os 3 tipos de terno que existem e quando escolher cada um deles. Bora conferir?

Modelos de terno: conheça os 3 tipos de corte

Inglaterra, Itália e Estados Unidos são, de longe, os países com maior tradição quando falamos sobre moda.

Por isso, não é de se espantar que sejam essas as 3 escolas que inventaram os cortes de terno que perduram até hoje em nossos guarda-roupas:

Corte inglês – Modelos de Terno Masculino

tipos de terno

Particularmente, acho os ingleses os homens mais elegantes do mundo. Quando o assunto é moda, eles sabem o que fazem.

O corte inglês é uma evolução das casacas usadas pelos dândis. Inicialmente criado para vestir a nobreza, ele tem uma pegada conservadora, com ombros bem definidos e ótimo caimento.

Geralmente, ternos ingleses possuem um bolso característico ao lado. Conhecido como “bolso cachimbo”, ele é chamado assim pois era onde os cavalheiros guardavam o seu cachimbo quando iam ao jóquei.

As lapelas do modelo inglês são finas ou médias. Na parte de trás, ele possui duas aberturas bem características, pensadas para dar conforto ao andar a cavalo (hoje em dia, essas fendas tornam o modelo bem confortável na hora de sentar).

Já as calças levam um corte seco e são justas. 

terno corte inglês

Corte italiano – Tipos de corte Terno Masculino

modelos de terno

Pátria de grifes icônicas como Gucci e Dolce & Gabbana, a Itália rivaliza com os ingleses quando o assunto são ternos masculinos de excelência.

Comprar um terno italiano é certeza de estar apostando no estado da arte em relação à matéria-prima e manufatura.

O modelo de terno italiano tem como referência os próprios homens italianos: charmosos, sensuais e robustos. 

Uma das grandes características do tipo de terno italiano é sua versatilidade e ousadia. 

Os ternos italianos são versáteis pois baseiam-se em uma cultura mediterrânea: isso quer dizer que, na Itália, os ternos podem ser feitos com materiais mais leves, como a seda, o algodão e o linho

E eles são ousados porque permitem-se uma maior experimentação de cores e padronagens, muito diferente do que ocorre com a escola inglesa.

Os modelos de terno italianos marcam menos os ombros, tornando a cintura mais fina. As lapelas podem ser finas ou médias e o caimento é bem slim.

terno corte italiano

Corte americano – Modelos de Terno Masculino

modelos de terno

Se você conhece um pouco sobre a história dos Estados Unidos, já deve ter notado que eles não gostam muito de importar costumes… Pelo contrário: eles criam hábitos e lifestyle e fazem questão de exportar isso para o resto do mundo.

Com a alfaiataria, isso não foi diferente. Tomando como base o corte inglês, os americanos criaram um modelo de terno bastante característico e difundido no mundo inteiro.

Basicamente, o terno americano é aquele que costumamos ver em filmes de Hollywood: são mais folgados (estrutura larga), com desenho moderado nos ombros, cavas dos braços mais baixas e apenas uma abertura atrás. 

Levando até 3 botões, o modelo de terno americano é bastante confortável, mas não consegue competir com os outros dois cortes quando o assunto é qualidade de matéria-prima e, principalmente, manufatura (sua produção foi automatizada para atender à alta demanda).

terno corte americano

E aí, qual desses modelos de terno mais te chamou a atenção?

Além dos tipos de corte, vale citar também a terminologia “slim fit”, que não se trata de um modelo de terno. Na verdade, quando falamos que um terno é slim fit, queremos dizer que ele tem o seu caimento ajustado para se adequar ao corpo.

Gostou? Então não pare por aqui e leia também o nosso outro post onde falei sobre como usar suéter masculino.

Mantenha-se forte,

Equipe Hora Homem

 

Share this Story
testerodrigo
Load More Related Articles
Load More By Mariano Estrada
Load More In Estilo

Facebook Comments

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Check Also

What Are Potassium Pills Made Use Of For?

Potassium is a necessary mineral that plays a ...