Uma vacina anticoncepcional masculina está muito próxima de chegar ao mercado.
Criada por pesquisadores do Instituto Indiano de Tecnologia, a Risug (sigla em inglês para Inibição Reversível do Esperma) já está em fase de testes e promete causar uma revolução.
De acordo com especialistas, enquanto a pílula anticoncepcional masculina só deve chegar ao mercado daqui a pelo menos 30 anos, a vacina deve estar disponível já em 2023.
Como funciona a vacina anticoncepcional masculina?
A vacina anticoncepcional masculina funciona mais ou menos como uma vasectomia simplificada.
Na vasectomia, o médico corta os ductos deferentes, responsáveis por levar o sêmen ao pênis no momento da ejaculação. Já no caso da vacina, aplica-se um gel na região dos ductos, tornando os espermatozoides incapazes de fertilizar o óvulo.
A ideia desse anticoncepcional masculino é revolucionária pois o gel não carrega hormônios, diferentemente do que acontece com as pílulas femininas.
Como se isso já não fosse incrível, a Risug promete também bloquear a transmissão do vírus HIV.
Leia mais: Mel do Amor, conheça seus efeitos e riscos para a saúde
Anticoncepcional masculino: é reversível?
De acordo com os seus criadores, a vacina terá efeitos que duram por 10 anos, podendo ser revertida facilmente.
A reversão ocorre através de uma aplicação de água + bicarbonato de sódio na mesma região, fazendo o gel se soltar das paredes dos ductos e revertendo o efeito da vacina.
De acordo com os pesquisadores, quem tomar a Risug poderá apresentar efeitos colaterais leves como dor e inchaço escrotal temporário no primeiro mês após a aplicação.
Gostou da novidade? Então não se esqueça de compartilhar com os amigos… Até a próxima!
Mantenha-se forte,
Equipe Hora Homem
Leave a Reply